top of page

NOSSA HISTÓRIA

A Comunidade Evangélica Luterana Concórdia diferencia-se das demais Comunidades da Igreja Evangélica Luterana do Brasil por ter sido fundada dentro do Seminário Concórdia com o objetivo de dar assistência espiritual aos estudantes, professores, funcionários e suas famílias.

Nossa Comunidade foi fundada no dia 06 de junho de 1927. Os membros fundadores foram o Dr. J.N.H.Jahn, Prof. Louis C. Rehfeldt, Prof. K. Rupp, Sr. C. Schlütter, Sr. C. Herrmann, Sr. F. Woltmann e o pastor Rodolpho Hasse. Conforme os registros, as primeiras famílias residentes nas proximidades do Seminário a tornarem-se membros da Comunidade foram: Mattis, Müller, Magalhães, Santos e Holland.

Durante 15 anos os cultos foram realizados numa sala do Seminário, denominada de "aula", até que em 1942 foi inaugurada a capela "Concórdia". Em 1948 foi instalado o órgão de tubos.


Devemos registrar que a Comunidade Concórdia sempre foi abençoada com fiéis e bom pastores. Pela ordem tivemos conosco:

. Rev. Rodolpho Hasse, como fundador, e que trabalhou até 23.11.29 
. Rev. August Heine, de 01.12.29 a 1932 
. Rev. Evaldo Elicker, de 1932 a 1937 
. Rev. Werner Wadevitz, de 1937 a 1939 
. Rev. Jorge Miller, de outubro de 1939 a 13 de janeiro de 1952 
. Rev. Werner Wadevitz, de 13.01.1952 até 01.01.1955 
. Rev. Donaldo Schüler, de janeiro de 1956 a dezembro de 1961 
. Rev. Gustavo Scholze (pastor emérito), de março de 1962 até a presente data. 
. Rev. Carlos Walter Winterle, de março de 1988 até 14.05.1998 
. Rev. Mauro Roll, de março de 1994 até maio de 1995 
. Rev. Mário Lehenbauer, de 31.08.1998 até maio de 2002 
. Rev. Roberto Kunzendorff Jr., de 18.02.2001 até dezembro de 2010
. Rev. Cristian Dolvistch, de 15.03.2009 até setembro de 2011
. Rev. Horst Siegfried Musskopf, de julho de 2011 até a presente data 
. Rev. Alexsandro Martins Machado, de janeiro de 2013 até maio de 2014
- Rev. Waldemar Garcia Carvalho Júnior, de setembro de 2014 até a presente data
Com a mudança do Seminário para São Leopoldo, a Concórdia continua ocupando a capela em comum acordo com a direção da IELB, que ocupa as instalações do ex-Seminário com o seu Centro Administrativo. Hoje quase todos os integrantes da direção da IELB, bem como alguns funcionários do Centro Administrativo são membros da Concórdia.

A Comunidade Concórdia também aplicou o que a direção da IELB recomendava naquela época: "ao lado de cada igreja luterana, uma escola luterana" e por muito anos tivemos a Escola Concórdia, lembrada com saudades por ex-alunos e professores. Alguns professores merecem destaque especial pela sua dedicação à escola: Helen, João e Herta Rehfeldt, Gastão e Lorena Thomé, Carlota Schnack, Alberto Mattis, Elly Fleck, Hêllyet Fleck, Herta Sander, Rasche e Linden.

Dentro do Distrito Porto-Alegrense e na IELB, a Comunidade Concórdia sempre atuou no auxílio aos teologandos e no atendimento e formação de novas congregações e pontos de missão. Destacamos algumas Comunidades muito ativas hoje, que são fruto do trabalho missionário da Comunidade Concórdia em cooperação com outras Comunidades: bairros Petrópolis, Glória e Cavalhada, Viamão, Osório e outras.

 

 

 

NOSSA FÉ

O que somos?

A IGREJA CRISTÃ é a totalidade daquelas pessoas que crêem em Cristo como seu único Salvador. A igreja está presente onde é pregada a Palavra de Deus e administrados os Sacramentos.

A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL (IELB) é fruto da graciosa e contínua ação do Espírito Santo, que operou através da Palavra e dos Sacramentos. A IELB é um conjunto de cristãos que confessam o nome de Cristo, conforme o ensino claro da Escritura.

O nome "LUTERANO" vem do Dr. Martinho Lutero, reformador da igreja no século XVI. Ansioso por ter paz com Deus, não encontrou resposta nos ensinos da igreja de então. Aprofundou-se no estudo da Bíblia Sagrada e tornou-se Doutor em Teologia. Pela palavra bíblica de Rm 1.17: "O justo viverá por fé", Deus lhe concedeu a graça de ver que a salvação não é obra de homens, mas de Deus, realizada por Jesus Cristo e dada de graça a todo o que crê. Na pregação desta verdade, e atacando os abusos da igreja dominante, Lutero se indispôs com os líderes eclesiásticos e foi excomungado. Não criou uma igreja nova, mas reformou a igreja que havia se desviado da verdade. Somos herdeiros desta reforma e continuamos firmes nos princípios do Reformador Lutero: SOLA SCRIPTURA - SOLA GRATIA - SOLA FIDE: Somente a Escritura, Somente a Graça, Somente a Fé.



O que cremos?

1. A Bíblia, que revela Jesus Cristo como Salvador, é, em todas as partes, a Palavra inspirada de Deus e isenta de erros. Ela é a mensagem do amor de Deus e da esperança para todos.

2. Há um único Deus, em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

3. Deus é Criador de tudo quanto existe.

4. Adão e Eva, os pais da humanidade, foram criados por Deus puros e santos. Eles viviam de acordo com a vontade de Deus, fazendo somente o que era agradável a ele.

5. Adão e Eva, o homem e a mulher criados por Deus no princípio, voltaram-se ontra Deus e trouxeram o pecado ao mundo. Desde então, todas as pessoas são concebidas e nascem em pecado.

6. Pecado é viver afastado da relação com Deus, em desacordo com a vontade dele e, ainda, transgredindo a sua santa vontade em pensamentos, palavras e atos.

7. É impossível ao ser humano estabelecer uma correta relação com Deus e salvar-se pela prática de boas obras.

8. Deus enviou o seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo. Jesus nasceu como verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Ele cumpriu a lei de Deus em nosso lugar, morreu na cruz para pagar o castigo que os nossos pecados merecem, e ressuscitou dentre os mortos para nos conceder a vida eterna. Ele subiu ao céu, onde está assentado à direita de Deus Pai, intercedendo por nós.

9. Por causa da morte de Jesus na cruz, Deus nos declara justos ou justificados e perdoados. Isto não acontece por causa dos esforços humanos, mas porque a justiça que Cristo conquistou é atribuída a todo aquele que crê em Jesus como seu Salvador.

10. A fé em Jesus é um presente de Deus, concedido pelo poder do Espírito Santo. Por isso, toda a glória pertence a Deus.

11. Esta fé recebe os méritos da vida perfeita de Jesus e da sua morte redentora por graça absoluta de Deus. Os meios que comunicam e aplicam os benefícios da graça de Deus são a Palavra de Deus, o Santo Batismo e a Santa Ceia.

12. Jesus voltará para levar consigo todos os que nele crêem. No último dia, todos os mortos vão ressuscitar. Os que nesse dia ainda estiverem vivos, terão os seus corpos transformados. Logo depois, acontecerá o Juízo Final. Os que rejeitam a oferta de reconciliação de Deus sofrerão eternamente apartados de Deus. Os que crêem são eternamente felizes com Deus.

13. A verdadeira Igreja Cristã é formada por pessoas que, em todos os tempos, crêem no Deus Triúno e em Jesus Cristo como seu único Salvador.

14. Deus deseja que os cristãos se reunam em igrejas que pregam corretamente a Palavra de Deus e administram o Santo Batismo e a Santa Ceia de acordo com os ensinamentos da Bíblia Sagrada.

15. Os cristãos são chamados para dizer às outras pessoas que o único caminho para a salvação é a fé em Jesus Cristo e para mostrar a sua fé através de atos de amor.

Âncora 1
bottom of page